VIJ/DF E IEDF CELEBRAM PARCERIA PARA CAPACITAÇÃO DE ADOLESCENTES E REALIZAÇÃO DE AÇÕES SOCIAIS

Nesta quinta-feira, dia 3 de agosto, a Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF) assina termo de parceria com o Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), com a finalidade de promover atividades educacionais destinadas a adolescentes sob aplicação de medidas protetivas ou socioeducativas, bem como a realização de ações sociais orientadas para arrecadação de bens, na forma de campanhas ou doações avulsas, a serem destinados ao público atendido pela VIJ/DF.

A assinatura do termo de parceria acontece no gabinete do juiz da VIJ/DF, Renato Rodovalho Scussel, às 11h, e estarão presentes, além de Scussel, a presidente do IEDF, Sandra Taya; o vice-presidente do IEDF e presidente da Associação dos Magistrados do DF (Amagis/DF), juiz Fábio Esteves; o diretor acadêmico do IEDF, ministro do STJ Reynaldo Fonseca; e o coordenador do IEDF, defensor público Evenin Ávila. A parceria será firmada por meio da adesão do IEDF ao programa de voluntariado da VIJ/DF, Rede Solidária Anjos do Amanhã.

As atividades educacionais a serem desenvolvidas pelo IEDF com o público-alvo da VIJ/DF preveem a capacitação dos adolescentes por meio do Projeto Falando Direito, com vistas a levar conhecimentos nas áreas de português e direito. O Falando Direito é uma iniciativa do IEDF, instituto voltado à socialização do conhecimento jurídico a estudantes da rede pública de ensino do Brasil, visando ao pleno desenvolvimento do jovem, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para vestibulares e concursos públicos.

Inicialmente formatado para atender alunos do ensino médio de escolas públicas, o Projeto Falando Direito será adaptado à realidade dos adolescentes em acolhimento institucional ou em cumprimento de medidas socioeducativas no DF, visto que a maioria encontra-se no ensino fundamental, por conta da defasagem escolar, das dificuldades de aprendizagem ou da idade. Além desse projeto de capacitação, está previsto o lançamento de uma campanha de arrecadação de brinquedos pedagógicos para entidades de acolhimento na próxima semana. As ações da parceria serão coordenadas pela Rede Solidária Anjos do Amanhã.