Funções e Deveres dos Órgãos ADEP-DF

Órgão de Direção da ADEP-DF, com mandato de 2 (dois) anos, sendo composta por 12 membros efetivos. As reuniões ordinárias ocorrem nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro.Presidente: ; Função: representar a ADEP-DF e presidir seus órgãos colegiados.
Função: Substituir o Presidente em seus impedimentos ou ausências, colaborando com todos os atos e atribuições.
Função: Secretariar as reuniões da Diretoria e preparar as reuniões e assembléias, coordenando os serviços e atividades administrativas da ADEP-DF.
Função: auxílio no Poder Legislativo, com intervenção nas matérias que tratem dos interesses da Defensoria Pública;
Função: auxílio no Poder Legislativo, com intervenção nas matérias que tratem dos interesses da Defensoria Pública;
Função: promover a defesa das prerrogativas dos Defensores Públicos em qualquer órgão ou instância, bem como o acompanhamento nos procedimentos disciplinares, quando requerido;
Função: assessoria jurídica da ADEP-DF.
Função: gerir convênios, contratos e ajustes visando benefícios e melhorias para os associados.
Função: promoção de cursos e simpósios, organização da biblioteca da ADEP-DF e auxílio às atividades da Escola Superior da Defensoria Pública do Distrito Federal (EASJUR).
Função: promoção, administração e coordenação de atividades esportivas e recreativas, inclusive de atividades sociais.
Função: Confraternização e integração dos associados e seus dependentes com os aposentados e pensionistas.
Diretor de Comunicação Social Função: divulgar as ações da ADEP-DF e seus associados, atualizando o sítio eletrônico.

É o órgão máximo da ADEP-DF e possui poderes para deliberar sobre qualquer matéria que verse sobre interesses dos associados, desde que não contrarie os princípios e objetivos da entidade.É constituída pelos sócios efetivos.

Composto por 5 (cinco) conselheiros, com a função de opinar sobre diversas questões importantíssimas para a ADEP, como apreciar, em grau de recurso, as decisões que aplicam penalidades aos associados, opinar sobre tabela de remuneração de empregados e proposta de alteração do estatuto e outros assuntos de interesse.