Notícias ADEP-DF

Defensoria traça estratégias de atuação do cronograma de atividades para pessoas em situação de vulnerabilidade social

O ano de 2018 começou a todo vapor! Isso porque a Subsecretaria de Atividade Psicossocial da Defensoria Pública do Distrito Federal já está com a agenda intensa de atividades. Na tarde dessa quinta-feira (11), foi realizada reunião entre a subsecretária Roberta de Ávila, juntamente com a equipe de psicólogos e assistentes sociais, o defensor público do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Daniel de Oliveira, defensores da Defensoria Pública da União e o Instituto Sociocultural, Ambiental e Tecnológico (IPÊS). O objetivo foi traçar o cronograma de atividades que serão realizadas em conjunto.

“Foi a nossa primeira reunião, no nosso novo endereço – Setor Comercial Norte, Quadra 01, Lote G, Ed. Rossi Esplanada Business, loja 01, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) – e serviu para traçar metas para este primeiro semestre. Começaremos em março com os atendimentos itinerantes. Toda quinta-feira estaremos na Rodoviária do Plano Piloto, das 13h às 17h, para atender principalmente, pessoas em situação de rua”, disse Ávila. E acrescentou que toda última terça-feira do mês, “das 9h às 12h, nos deslocaremos para as Regiões Administrativas. A primeira cidade a ser atendida será Taguatinga”.

De acordo com o defensor Daniel de Oliveira, a melhor forma de atender à população em situação de rua e vulnerabilidade é ir até o local em que se encontram. “A gente sabe que essas pessoas têm dificuldade de vir até os núcleos da Defensoria. Então, resolvemos fazer o atendimento itinerante. Visamos o fortalecimento desta população para que eles saiam da rua, busquem emprego, uma vida mais digna. Procuramos o empoderamento dessa população para que eles possam ter a dignidade cada vez mais respeitada pela sociedade brasileira”, esclareceu Oliveira.

Segundo a gerente do serviço especializado de abordagem social do Ipês, Danielle Pereira Braga, o instituto é habilitado para fazer um serviço especializado de abordagem social. “Estamos na fase de capacitação de equipes e de mapeamento para identificar onde, de fato, fica a população em situação de rua. A parceria com a Defensoria é muito importante porque há grandes demandas da população em situação de rua que precisa de atendimento na área da saúde e habitação, além da retirada de documentação”.

O projeto RenovAÇÃO – Cidadania a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social – também começa em março. “É um curso de capacitação para pessoas vulneráveis. A primeira turma de 2018 terá aulas nos dias 5, 7, 12, 14, 19 e 21 de março. Vamos continuar atuando bastante, melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento humanizado”, explicou Roberta. E as boas notícias não param. O Instituo Ipês vai contratar pessoas em situação ou com trajetória de rua e já reservou cinco vagas para quem participar do RenovAÇÃO. “Vão trabalhar com carteira assinada junto ao serviço de abordagem social”, garantiu Danielle Pereira Braga.

A Defensoria Pública da União também parabenizou a parceria entre os órgãos. “A Defensoria do DF atua na Justiça do DF e a da União atua em âmbito federal. A atuação em apoio a população em situação de rua, que é uma população vulnerável, que não tem mobilidade, e não tem a compreensão das burocracias próprias da Justiça brasileira, a gente decidiu que o atendimento tem que ser integrado para que em uma mesma oportunidade a pessoa possa receber um atendimento integral que é o que é previsto na Constituição”, ponderou o defensor público federal, Eduardo Queiroz.

Foto: Lúcio Cunha
  • Priscila Leite
  • 12 de Janeiro 2018
  • Notícias

Categorias

Recentes Notícias

Defensor é destaque no Metrópoles

Justiça anula cobrança de tarifa extra na conta de água

Desocupação no Paranoá

Parque contou com apoio da Adep-DF

Garantia de creche

Defensoria move cerca de 10
ações por dia para garantir
creches a crianças com menos
de 4 anos

INFORMATIVO

Com a eleição se aproxiamndo fique por dentro de tudo o que está acontecendo, conheça sua chapa e fique atento pois a votação vai ser online.

SISADEP-DF

Leia com atenção o edital da eleição ADEP-DF-2018, e conheça seus direitos sobre a Associação dos Defensores Públicos do DF.

Edital...